quinta-feira, 26 de março de 2009

Entrevista Sombriu


Por George Ederson

SDZ: Saudações Lord Demeros!! Enfim uma entrevista com sua horda, saiba é um prazer para nós tê-los em nossas páginas!! Iniciemos essa entrevista contando aos nossos leitores como tudo começou para a Sombriu e como tem sido as batalhas até então em um histórico geral de sua jornada...

Lord Demeros: Saudações nobre George Éderson e leitores do Satanic Destruction Zine! É uma grande honra poder participar de seu conceituado artefato! A horda surgiu no inverno de 1997 E. V. como um projeto atmosférico, em 1998 Eurinomed convida guerreiros da cena e está completa a formação, que grava a DT “Dos Mundos Submersos” em 2000 E. V. Eurinomed se muda para Sapiranga e é formada uma nova formação, em 2001 é gravada a DT “Ocultam” em 2005 já com nova formação gravamos a demo oficial “Profundezas...”, foi produzido no melhor estúdio do Sul do Brasil o Hurricane, no mesmo ano lançamos uma compilação de demos do começo da horda “Sacrifício Profano” que contava c/ sons atmosféricos, no final de 2006 Eurinomed e Hagneshela deixam a horda por problemas pessoais e desde então eu estou procurando guerreiros para substituí-los. Nova formação conta com: Lord Demeros (Baixo/Vocal), Torment (Guitarra/B. Vocal) e Mephistopheles (Bateria).

SDZ: Em seu trabalho mais recente “Profundezas” vocês regravaram quase que completamente a DT “Ocultam”. Como surgiu essa idéia e como você avalia o resultado obtido, que em minha opinião ficou ainda mais matador?

Lord Demeros: Sim a maioria dos hinos do “Profundezas...” é da DT “Ocultam” exceto Chagas das Víboras e Morrer na Floresta, queríamos gravar algo de qualidade porque demorou muito p/ estabilizar a formação. No “Profundezas...” foram usada flautas em alguns hinos e os velhos ganharam novos arranjos e ficou como gostaríamos.

SDZ: Apreciei bastante o formato adotado no CD-demo “Profundezas”, utilizando silk no CD, encarte completo com letras e informações adicionais, além de um belo trabalho gráfico. CD´s-demo como esse chega a ser comparado com um Debut, pois possui uma qualidade que chega a superar a de muitos Debuts por aí. Você acha que esse novo formato pode vir a contribuir ainda mais para a divulgação de uma horda, já que a qualidade apresentada é superior aos antigos formatos que contava apenas com capa simples?

Lord Demeros: Bem queríamos gravar algo de qualidade, lançar uma demo com encarte e Silk no CD. Obrigado pelo elogio! Sim chega a ser superior a muitos Debuts por aí! Este formato contribui ainda mais na divulgação, mas a magia das demos K7´s e CD-r’s xérox nunca vai morrer.

Sombriu Foto 1
SDZ: Obtive algumas informações que vocês estariam se preparando para gravarem mais um trabalho. O que você poderia nos adiantar sobre isso? Qual o formato que vocês adotarão desta vez? Existe algum selo que estará dando um suporte nesse novo lançamento? Qual o título e a previsão para o lançamento?

Lord Demeros: Já gravamos toda a bateria desta nova opus que contará com hinos novos e bônus, vai ser o melhor trabalho da horda nestes 10 anos de peleja, o titulo é “Macabro Ritual Nas Florestas Do Sul” o formato vai ser MCD ou Debut-CD depende das nossas condições financeiras, vai ser lançado pela Spirit Evil Production na qual eu sou responsável  o suporte é nossa força de vontade e muito ódio! 

SDZ: As artes da capas dos trabalhos de vocês já é uma das características que compõem a horda Sombriu. Como funciona todo o processo de criação e desenvolvimento do trabalho gráfico expresso nos trabalhos da horda Sombriu? Vocês pretendem continuar com essa fórmula e manter essa característica ou mudarão nos próximos trabalhos?

Lord Demeros: Com a saída de Eurinimed perdemos esta arte, mas garanto que a nova arte vai ser ainda melhor, vai ser feita por Necronus da horda Movarbru ele é um mestre em desenho aguardem.

SDZ: Pude conferir no VHS “Celebração nos Bosques de Satã” (não lembro em qual edição) uma apresentação da horda Sombriu e aprecie bastante. Esse evento se tornou bastante tradicional na região Sul, mas nunca mais ouvi falar a respeito, o que houve? Em com relação às celebrações da horda, como tem rolado?

Lord Demeros: “I Celebração nos Bosques de Satã” em 2001 eu tinha acabado de entrar na Sombriu, mas não pude tocar. Este festival contou com grandes nomes da cena Black Metal brasileira e ficou bem conceituado na região. Teve 3 edições, seu mentor teve diversos problemas e teve abandonar o evento, que em minha opinião foi uns dos melhores festivais Black Metal da região Sul, que reunia hordas de vários estados.

SDZ: Demeros posso não estar sendo preciso, até pela distancia, mas em minha opinião o cenário underground do RS mudou muito nos últimos 5 anos, pois eu observava um cenário forte com muitas hordas e hoje vemos pouca movimentação de hordas de sua região. O que anda acontecendo com o underground de seu estado? Quais as principais problemas que vocês vêm enfrentando por aí atualmente?

Lord Demeros: Sim a cena mudou muito em 5 anos, surgiram hordas novas e algumas antigas acabaram, tinha muita panelinha e ignoravam as hordas que cantavam em português, nós daqui de Sapiranga organizávamos festivais e reuníamos hordas velhas e novas. Falta mais união dos bangers do RS, falta postura e ideologia.

SDZ: A região Sul sempre foi um dos principais centros de Black Metal nacional produzindo algumas das hordas mais importantes do negro underground nacional. Atualmente, quais seriam os principais nomes do negro underground Sulista que possuem uma sonoridade com originalidade e uma ideologia digna de respeito?

Lord Demeros: Originalidade é pouca por aqui, a grande maioria prefere copias de hordas gringas, as que eu aprecio e tem meu respeito são: Movarbru, Penitence, Bal Hammon(rip), Amaducias, Tiwaz, Thorn`s Of Evil, Subtenebras e Berzabum. Falo da sena aqui do RS!

SDZ: Não poderia deixar de citar, mas qual a posição da horda perante o NSBM e o Separatismo? Cara, um fato que me deixa extremamente irritado é ter pessoas que possui sim ligação, simpatia, e até participação com o NS, mas se escondem atrás de uma máscara que só eles mesmo enxergam. Isso para mim já é uma característica dessa falsa ideologia. O que acha disso?

Lord Demeros: Nos não apoiamos ideologias políticas e separatistas, sempre lutamos pelo satanismo e ocultismo!

SDZ: Outra mudança bastante relevante ocorridos nos últimos anos em sua região foi a transformação ideológica ocorridas com algumas hordas, como aconteceu com a Dark Lord, Ares Wrath, Thy Legion entre outras, que de uma hora pra outra assumiram ser NSBM. Por que isso acontece com tanta freqüência em sua região?

Lord Demeros: Algumas hordas para chamar atenção usam esta temática, são descendentes de imigrantes alemães e italianos que vieram fugidos da 2º guerra e colonizaram nosso estado, alguns NS nem são descendentes destes povos e se dominam NS! Na verdade isto é minoria aqui assim como tem em outros estados.

SDZ: Outro fato envolvendo nossas duas regiões é que está diminuindo muito a divulgação das hordas da região Sul aqui no Nordeste, não sei o motivo. E por aí como anda a divulgação das hordas Nordestinas? Por que isso está ocorrendo e como poderemos mudar essa situação?

Lord Demeros: Eu sempre tive contato com hordas do Norte e Nordeste, mas depois que surgiram estes NS os guerreiros (as) ficaram desconfiados de nós daqui do sul por conta disto muitos acham que todas hordas são NS, aqui a divulgação poderia ser melhor. Podemos mudar isto mantendo nossos contatos e ignorar os NS. (SDZ: E estamos sim batalhando para mudar isso. Em todas as edições do SDZ tivemos hordas do Sul e sempre teremos!)

SDZ: Guerreiro, sei que tanto se fala em NSBM na região Sul que todos acabam esquecendo de algo de maior importância que é o judaico-cristianismo. Não vejo nenhum combate direto a essa corja em terras sulistas, pelo menos pouco é falado já que falta espaço para isso. Você tem conhecimento de alguma manifestação Unblack ou White “Metal” em sua região? O que vem sendo feito para combater isso?

Lord Demeros: A cena RS, SC e PR são completamente diferentes, o combate à corja judaico-cristão é forte não é muito divulgado porque a distancia e muito grande! Unblack ou white isto não rola aqui se surgir nós destruímos.

SDZ: Você concorda que deveríamos nos organizar em grupos para debate e combate direto ao movimento judaico-cristão, dentro ou fora do Metal, para que de alguma forma pudéssemos contribuir para a destruição dessa corja, já que o fim total ainda está distante e os únicos que se propõem para isso gastam seu tempo com guerras de ego? Sem contar que isso seria uma alternativa para organizações com propósitos suspeitos e que estão é propagando falsas ideologias...

Lord Demeros: Isto é muito complicado de combater, temos que nos unir formar alianças e mantermos sempre fortes com nossas ideologias satânicas e extremas, combater a corja na cena sim, mas fora não tem como!

SDZ: Compreendo perfeitamente o espírito Sulista e a adoração que os habitantes de sua região têm pela terra que nasceram, já que a muitos anos tenho contato com pessoas de sua região e grandiosas amizades, mas minha compreensão acaba quando isso ultrapassa chega ao ridículo de se acharem superiores a outras regiões. Por que isso chega a ocorrer? Você concorda com esse ponto?

Lord Demeros: É lógico que não concordo com estas atitudes infantis, isto é uma pequena minoria de seres que não sabem o que falam!

SDZ: Grande Demeros, agradeço pelo tempo dedicado a responder essa entrevista, espero que essa venha a contribuir ainda mais para a divulgação da horda no Nordeste. Fique a vontade para expressar sua mensagem de ódio para a raça bastada de cristo. Hail!!

Lord Demeros: Agradeço imensamente a oportunidade que tu me destes, nobre guerreiro, espero que tudo volte como outrora guerreiros (as) do norte e sul unidos com uma única causa o Metal Satânico! Hail Satan!!!

Um comentário:

  1. Saudações! Parabéns pela entrevista, a Sobrio é uma banda batalhadora, expoente do Black Metal do RS

    ResponderExcluir